As cores podem representar vários significados, elas possuem um poder de influenciar psicologicamente na percepção das pessoas.

Quando fazemos a leitura de alguma marca, material, ou algum objeto, a primeira coisa que observamos é a cor.

Tendo isso em mente, a decisão sobre qual cor vamos utilizar na criação de um material gráfico é algo muito sério quando você é um designer e está em processo criativo de algum documento ou material ou até mesmo se você está projetando uma ideia para uma possível produção gráfica.

As cores são divididas em cores quentes, como no caso o vermelho, o amarelo que são cores mais calorosas, e existem também as cores frias que são cores mais ligadas ao azul, ao branco, ou cinza. Essas cores possuem uma característica mais calma, mais tênue ou mais séria.

A partir daí, entendemos um pouco melhor o significado que algumas cores representam, por exemplo, as cores quentes são cores mais animadas, que remetem à agitação, ou interação. Já as cores frias são cores mais frescas, que remetem ao equilíbrio, ou seriedade.

Outro fator que não podemos deixar de lado é que mesmo com essas divisões de cores, existe a tonalidade, ou seja, as cores podem ser escuras, que vão remeter à seriedade, autoridade, formalidade, força e credibilidade. Já as cores claras representam mais descontração, casualidade e até mesmo representar uma maior abertura.

E quando estamos diante da criação de algum material, precisamos pensar nesses significados, pois podem parecer pequenas escolhas, mas às vezes não conseguimos imaginar o impacto que vai trazer no leitor e é importante que a decisão da cor esteja intrinsecamente ligado com o objetivo que você quer provocar no leitor.

E aí? Está com uma ideia em mente, mas ainda com dúvidas sobre qual cor utilizar em seu

material? Entre em contato conosco, a gente ajuda nessa decisão!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *